28.8.08

CRONOGRAMA CINEMA POLÍTICO – 2º/2008

Tema: Sátiras!


20 e 21/08 - Em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail). Direção: Monty Python. Inglaterra, 1975. Duração: 91 minutos.

A história se passa durante a Idade Média, na Inglaterra, onde o Rei Arthur parte numa jornada em busca de pessoal para formar o grupo conhecido como os Cavaleiros da Távola Redonda. Quando consegue formá-lo, recebe a missão divina de encontrarem o cálice sagrado, que está escondido em algum lugar do reino britânico.





28 e 29/08 - A Marvada Carne. Direção: André Klotzel. Brasil, 1985. Duração: 77 minutos.

Nhô Quim vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Ele sonha com duas coisas: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Então, conhece a jovem Carula que reza todos os dias para Santo Antônio, pedidindo que lhe arranje um marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas.



03 e 04/09 - Obrigado por Fumar (Thank you for smoking). Direção: Jason Reitman. Estados Unidos, 2005. Duração: 92 minutos.

O porta-voz das grandes empresas do tabaco manipula informações para minimizar o risco do uso de cigarros. Porém o interesse de seu próprio filho em seu trabalho faz com que ele repense o que faz.





10 e 11/09 - A Banda (Bikur Ha-Tizmoret). Direção: Eran Kolirin. Israel/França/EUA, 2007. Duração: 85 minutos.

A Orquestra da Polícia de Alexandria, uma tradicional banda militar egípcia, chega a Israel para participar da importante inauguração de um centro de cultura árabe. No aeroporto, ninguém aparece para receber os músicos, que decidem seguir por conta própria. Perdidos em uma comunidade esquecida no coração do país, eles são acolhidos pelos moradores. Durante um dia, as barreiras culturais caem e os dois grupos interagem de maneira inesperada.





17 e 18/09 - Meu Japão Brasileiro. Direção: Amácio Mazzaropi. Brasil, 1965. Duração: 102 minutos.

Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Mazzaropi é um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do "seu" Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade. Após muito penar em suas mãos, ele articula com os camponeses a formação de uma cooperativa agrícola. Mas seu Leão e seus filhos não vêem com bons olhos esta iniciativa e vão fazer de tudo para impedir Fofuca e seus amigos de conseguir se dar bem neste Japão - Brasileiro.





24 e 25 de setembro - Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País do Cazaquistão (Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan). Direção: Larry Charles. Estados Unidos, 2006, Duração: 84 minutos.

Borat Sagdiyev é um jornalista do Cazaquistão que deixa o país rumo aos Estados Unidos, na intenção de fazer um documentário. Durante sua viagem pelo país ele conhece pessoas reais, que ao reagir ao seu comportamento primitivo expõem o preconceito e a hipocrisia existentes na cultura americana.




1º e 02/10 - Macunaíma. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1969. Duração: 110 minutos.

Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os matizes. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva, onde desaparecerá como viveu - antropofagicamente.





08 e 09/10 - Os Irresistíveis Falsários (Schtonk!). Direção: Helmut Dietl. Alemanha, 1992. Duração: 115 minutos.

Fritz desde criança vivia de golpes, enganando soldados americanos na Alemanha, a quem vendia relíquias falsas. Torna-se adulto e ainda mais vigarista, encontra em Herman o parceiro ideal. Juntos, inventam a descoberta do diário íntimo e secreto de Hitler, que vendem a uma famosa revista , abalando o país.





15 e 16/10 - Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine). Direção: Jonathan Dayton e Valerie Faris. Estados Unidos, 2006. Duração: 101 minutos.

Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.




22 e 23/10 - Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb). Direção: Stanley Kubrick. Inglaterra, 1964. Duração: 93 minutos.

As possíveis conseqüências caso um anticomunista e louco general americano desse a ordem de bombardear a União Soviética com o objetivo de ficar livre dos "vermelhos", sem se dar conta de que este ato seria provavelmente o início da Terceira Guerra Mundial.





29 e 30/10 - O Incrível Exército de Brancaleone (L'armata Brancaleone). Direção: Mario Monicelli. Itália, 1966. Duração: 120 minutos.

Em plena Itália do Século XI, o cavaleiro Brancaleone, uma espécie de Don Quixote maltrapilho, forma um exército de quatro miseráveis mortos de fome e parte em direção a um feudo a que julga ter direito. Durante o longo percurso pela Europa da Idade Média, no lombo de um pangaré chamado "Aquilante" (uma referência ao "Rocinante" de Don Quixote), ele vai se defrontar com a peste negra, bruxas e bárbaros de todas as espécies, numa sátira demolidora dos conceitos de honra e coragem sobre os heróis medievais.




5 e 6/11 - Priscilla, a Rainha do Deserto (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert). Direção: Stephan Elliot. Austrália, 1994. Duração: 104 minutos.

As aventuras de três transformistas que atravessam a Austrália em um ônibus todo decorado e chamativo rumo a um hotel no deserto. Lá, eles farão grandes performances. No caminho, conhecem várias pessoas, e suas reações perante aquele estranho grupo é o que move o filme.




12 e 13/11 - South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (South Park: Bigger, Longer and Uncut). Direção: Trey Parker. Estados Unidos, 1999. Duração: 81 minutos.

Versão para o cinema da série da TV americana South Park, na qual quatro garotos, Kyle, Eric, Stan e Kenny esculacham, de forma grosseira e impiedosa, tudo o que é sagrado para o americano comum. No filme, o grupo resolve assistir o novo filme de Terrance & Philip, uma dupla de comediantes canadenses que usa e abusa do humor escatológico, recheado de palavrões e flatulências. Ao descobrir a ameaça da dupla para as crianças americanas, a mãe de um deles, Sra. Broflovski, inicia uma campanha que resulta numa sangrenta guerra entre os Estados Unidos e o Canadá. Em meio a toda esta confusão, está a dupla formada por Saddam Hussein e o próprio Diabo, que planejam dominar o planeta.




19 e 20/11 - Tempos Modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. Estados Unidos, 1936. Duração: 87 minutos.

Após criar uma máquina revolucionária, um trabalhador é internado em um sanatório. Ao sair é confundido com um comunista que liderava uma marcha de operários em protesto. Dirigido e estrelado por Charles Chaplin e com Paulette Goddard no elenco.





26 e 27/11 - Carlota Joaquina, Princesa do Brasil. Direção: Carla Camurati. Brasil, 1995. Duração: 100 minutos.

Um painel da vida de Carlota Joaquina , a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.

No comments: