21.10.09

Cronograma do Cinema Político deste semestre!


Mais informações no nosso twitter: http://twitter.com/cinemapolitico

Coisas belas e sujas (Dirty, pretty, things, Reino Unido, Drama, 2002, 97 min)
Esta trama aborda um tema real, o tráfico de órgãos, e se passa no submundo de Londres, onde dois imigrantes ilegais descobrem que o preço da liberdade é maior do que eles estão dispostos a arriscar. Um nigeriano que trabalha como porteiro de hotel é chantageado para participar de uma operação ilegal. Ele se junta a uma camareira turca e uma prostituta para se livrar da chantagem e quem sabe ganhar a liberdade.

Im Juli (Im July, Alemanha, Aventura, 2000 Fatih Akin, 90 min)
Um tímido professor de Hamburgo, Daniel, conhece Julia, uma garota que lhe vende um anel que ela garante lhe trará o verdadeiro amor. Ele parte numa viagem até Istambul de carona e todos os meios de transporte, passando por vários lugares e com algumas surpresas.

Tartarugas podem voar (Lakposhtha ham parvaz mikonand, Curdistão, Bahman Ghobadi, 2004)
Na fronteira entre Irã e Iraque, semanas antes da invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas, num acampamento de refugiados curdos, as pessoas se reúnem para ouvir as notícias da guerra. A figura central desse grupo é Satélite (Soran Ebrahim), um garoto que exerce a liderança entre crianças, jovens e adultos. O filme registra o caos em que essas pessoas vivem, o isolamento e a completa falta de informações relativas à guerra. Agrin (Avaz Latif), uma garota de 14 anos, chega à região com seu irmão e um filho pequeno. Eles, que encontram dificuldade em se relacionar com os outros refugiados, também acabam de passar por uma experiência traumática. Satélite tenta a aproximação, mas quase não há diálogo entre eles. Agrin entra em conflito também com o irmão, que pede que esperem mais um tempo antes de procurarem novo abrigo.

Documentário – Memórias Clandestinas.

A Culpa é do Fidel (França/Itália, Drama, 2006, Julie Gravas, 99 min.)
Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

"Lilya para sempre" (Lilya 4-ever):
Garota de 16 anos é abandonada pela mãe que vai viver com o namorado nos EUA. Lilya é convidada pelo namorado para morar na Suécia e vê na viagem a chance para mudar de vida. Mas acaba sendo enganada pelo namorado e vendida para uma rede de prostituição.

A grande viagem (Le grand Voyage, Drama, França/Marrocos, 2004, 108 min)
Poucas semanas antes do vestibular, Reda (Nicolas Cazalé) - um jovem que vive no sul da França - se vê forçado a levar seu pai (Mohamed Majd) para Meca. Desde o início, a jornada parece difícil. Reda e seu pai não têm nada em comum. A conversa é restrita ao mínimo necessário. Enquanto eles viajam através de diferentes países e encontram vários povos, Reda e seu pai se observam cuidadosamente. Como eles podem criar um relacionamento quando a comunicação é impossível? Partindo do sul da França, passando pela Itália, Sérvia, Turquia, Síria, Jordânia até a Arábia Saudita, a viagem dos dois é de três mil milhas.

Do outro Lado (Auf der anderen Seite, Fatih Akin, Alemanha, 2007, 122 min)
Três famílias, duas turcas e uma alemã, com seus membros espalhados entre os dois países. Yeter é uma prostituta turca que vive na Alemanha. Sua filha Ayten é uma ativista política que vive em Istambul, na Turquia. Nejat é um professor numa universidade Alemã, seu pai, Ali, é um turco aposentado que inicia um romance com Yeter. Lotte é uma jovem estudante que vive com sua mãe, Susanne, na Alemanha. Os destinos dessas três familias se cruzam de uma forma dramática e inesperada.

22/10 O estrangeiro louco (Gadjo Dilo, França, 1997, 102 min)
Stéphane, um jovem francês, percorre a Roménia à procura de uma cantora desconhecida. A única pista que ele possui desta voz cigana, é um nome enigmático gravado numa cassette: Nora Luca. Uma cassette que o seu pai ouviu incansavelmente durante os últimos momentos da sua vida.
No coração da Roménia, em plena noite, gelado pelo vento e pela neve, Stéphane chega a uma aldeia deserta. Aqui o jovem conhece Isidore, um velho cigano que, entre dois tragos de vodka, insulta os habitantes, responsáveis pelo encarcelamento do seu filho. Ambos passam a noite juntos, a cantar e a rir enquanto esvaziam a garrafa de vodka. O jovem francês e o velho cigano iniciam uma amizade. Stéphane dá-lhe a ouvir a canção de Nora Luca e Isidore convida o jovem a hospedar-se em sua casa.
Na manhã seguinte, toda o acampamento cigano está em alvoroço. Um estrangeiro dorme na cama de Isidore, o chefe da comunidade. Quem é este jovem "gadjo", grosseiro e com os sapatos rotos? Um ladrão de galinhas? Um ladrão de crianças? Isidore restabelece a calma e explica orgulhosamente a quem o queira ouvir, que aquele jovem francês é seu amigo e que veio para aprender a língua deles: o romeno.
Stéphane torna-se o hóspede de honra. Toda a aldeia o aceita e se inclina perante ele para o servir, alimentar e ajudar. As crianças brincam com ele. O jovem é levado a um casamento onde Isidore e os seus amigos foram convidados para tocar. Sabina, a mais selvagem e a mais livre das jovens mulheres da aldeia, que viveu na Bélgica, será a sua intérprete.
Graças a Isidore e a Sabina, Stéphane descobre músicos ciganos que ele registra. Mas é sobretudo Sabina, com seu carácter de fogo, a sua paixão, a sua sensualidade e a sua total liberdade que cativam Stéphane. A través da sua busca de Nora Luca, Stéphane parte à procura do seu pai, e é o amor, uma nova família e toda uma cultura que ele encontra...

29/10 O Banheiro do Papa (Brasil/França/Uruguai, Drama, 2007, César Charlone/Enrique Fernández, 97 min.)
Em 1988, o Papa João Paulo II visitou a humilde cidade de Melo – que fica na fronteira do Uruguai com o Brasil. Os moradores mobilizaram-se numa série de preparativos para a chegada do religioso. Estimava-se a visita de centenas de milhares de visitantes e os moradores contavam com esse evento para mudarem de vida. Muitos venderam casas, terrenos e outros pertences para comprar carnes, lingüiças, pães e afins para abastecer o público esperado com comida o suficiente. O filme acompanha principalmente o drama de Beto (César Troncoso) e sua família. Ele tem a idéia de construir um banheiro coletivo para o uso dos visitantes.

05/11 Albergue Espanhol (L´aubergue spagnole – Espanha-França, Cédric Klapish, 115 min)
Xavier (Romain Duris) tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. Um amigo de seu pai lhe oferece um emprego no Ministério da Fazenda, mas para assumir o posto o rapaz precisa saber a língua espanhola. Ele decide acabar seus estudos em Barcelona, para aprender a língua. Para isso vai ter que deixar Martine (Audrey Tatou), sua namorada há quatro anos. Ao chegar em Barcelona Xavier procura um apartamento no centro da cidade e acha um em que deve morar com sete estudantes, todos estrangeiros.

12/11 Uma amizade sem fronteiras (Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran, François Dupeyron, França, 2005, 93 min)
Durante o início da década de 60, Paris, como a maior parte da Europa, era uma explosão de vida. Conforme o velho dava lugar ao novo, tudo estava fluindo na cidade, cheia de energia que prometia mudanças culturais e sociaia. Com esse cenário, em uma vizinhança de trabalhadores, dois personagens distintos - um jovem judeu e um mulçumano idoso - começam uma amizade. Quando encontramos Momo (Pierre Boulanger) ele é um orfão de onze anos embora viva com seu pai, um homem lentamente se deteriorando em uma depressão. Seus únicos amigos são as prostitutas que o tratam com afeição genuína. Momo faz suas compras em uma loja da vizinhança, um lugar escuro e lotado administrado por Ibrahim (Omar Sharif), um homem exótico que vê e sabe mais do que deixa transparecer. Depois que Momo é abandonado por seu pai, Ibrahim se torna o único adulto na vida de Momo. Juntos começam uma jornada que irá mudar suas vidas para sempre.

19/11 MBYA, Terra em Vermelho. (MBYA, tierra em rojo, Argentina, Philip Cox e Valeria Mapelman, Documentário, 68 minutos)
Na selva da Argentina nada é o que parece... o asfalto abriu uma ferida no vale de Kuña Pirú, e nesse cenário dividido, duas comunidades irmãs, Kaaguy Poty (Flor do Monte) e Yvy Pyta (Terra Vermelha), lidam dia a dia com a intromissão do “mundo dos brancos”.
As religiões oficiais, os meios de comunicação, e até o turismo, tentam se impor sobre a cultura ancestral, e a Universidad Nacional de la Plata, que guarda o título de propriedade do vale, se nega a reconhecer a pré-existência de seus habitantes originais e faz vista grossa a suas reivindicações.

26/11 Transylvania (França, Drama, 2007, Tony Gatlif, 103 min.)
Zingarina (Asia Argento) é uma mulher grávida que viaja com a amiga Marie (Amira Casar) rumo à Transilvânia, na Romênia. Ela está à procura do homem que ama, Milan (Marco Castoldi), que conheceu na França mas foi embora sem qualquer explicação. Ao reencontrá-lo, Milan rejeita Zingarina. Sua vida apenas melhora quando ela conhece Tchangalo (Biron Ünel), um homem solitário que, assim como ela, é livre.

No comments: